Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2002, Mestre pela mesma instituição em 2008 e doutorando desde 2018. Professor associado da Escola da Cidade desde 2002, onde atua como professor de Projeto de Arquitetura. Professor Convidado da Universidade de Ljubljana, Eslovênia (2021). Sócio-fundador da empresa H+F arquitetos desde 2002, pela qual recebeu 11 premiações em âmbito nacional e internacional.
Graduado (2001), Mestre (2007) e Doutor (2016) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor de Projeto na Escola da Cidade desde 2002. Professor Visitante na Universidade da Florida (EUA) em 2007. Sócio-fundador do H+F Arquitetos em 2002.
Arquiteto, PhD e Professor Titular em Projeto Hospitalar e Saúde Urbana no Politecnico di Milano. Diretor do Departamento de Arquitetura, Ambiente Construído e Engenharia de Construção do Politecnico di Milano. Professor dos cursos: Arquitetura Social; Higiene Predial; e Saúde e Sustentabilidade do Ambiente Construído. Diretor do Mestrado em Planejamento, Programação e Design de Instalações de Saúde do Politecnico di Milano, Università degli Studi di Milano e Università Cattolica del Sacro Cuore em Roma. Professor na Pós-Graduação em Higiene e Medicina Preventiva na Università degli Studi di Parma, Università degli Studi di Milano e Vita-Salute San Raffaele University em Milão. Diretor dos cursos: Paisagismo Terapêutico; Qualidade do Ar Interior em Ambientes de Vida e de Trabalho; e Finanças em Saúde Pública no Politecnico di Milano. Coordenador de vários projetos multidisciplinares da Alta Scuola Politecnica (Politecnico di Milano and Politecnico di Torino). Diretor de cursos ligados à relação entre ambiente construído e saúde na “Giuseppe D’Alessandro” Higher School of Epidemiology and Preventive Medicine em Erice – Ettore Majorana Foundation and Centre for Scientific Culture. É autor de diversas publicações científicas e desenvolve pesquisas na área de Projeto Hospitalar e Saúde Urbana.
https://www.dabc.test.polimi.it/en/persona/stefano-capolongo/
Membro do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PROARQ). Outorgada Cientista do Nosso Estado FAPERJ; é bolsista produtividade CNPq nível 2. Outorgada Professora Titular pela FAU UFRJ (2015). É Membro da BuildingSMART Brasil (2024) e recebeu a certificação profissional Foundation da BuildingSMART International. Atuou como professora visitante na Parsons School of Design em Nova York – EUA. Realizou Pós-Doutorado na École Nationale Superiéure d'Architecture de Toulouse - França e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE - UFRJ (1993/1996).
Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA, bolsista produtividade CNPq nível 1D tendo sido coordenador do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento; coordenador e vice coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Noturno) e membro do Núcleo Docente Estruturante. É Professor permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da UFBA. Em 2023, foi Visiting Fellow do International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM) e Professor Visitante nas universidades italianas de Roma Sapienza e Chieti-Pescara, com bolsa do Programa Capes Print. Vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para a Região III (Américas), Conselheiro Vitalício do IAB, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (IPHAN) e do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS. Em 2019, publicou pela Editora da UFBA a coleção "Arquitetura moderna na Bahia (1947-1951)", em cinco volumes, resultante da adaptação de sua tese de doutorado.
Graduação pela Universidad de Chile e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Especialização em Arquitetura na Escola de Engenharia, USP de São Carlos (1980). Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1985), Doutorado em Arquitetura - Universitat Politecnica de Catalunya (1993) e Pós Doutorado em Landscape Architecture na PSU (2001). Atualmente é professora Titular da Universidade de Brasília e bolsista produtividade CNPq nível 2. Coordenou a implantação do Departamento de Tecnologia (1987) e do atual curso de Mestrado (1994) e do Programa de Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (2002). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes campos: tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo, sustentabilidade, urbanismo sustentável, bioclimatismo, desenho urbano, espaço público, e arquitetura e clima. Principal pesquisadora do Laboratório de Sustentabilidade Aplicada a Arquitetura e ao Urbanismo LaSUS o qual iniciou em 2007. Coordena Curso de Especialização à Distancia, Lato Sensu "Reabilita - Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística", hoje na sua 11 edição. Foi coordenadora da pesquisa em parceria com a Coordenação do Sangue do Ministério da Saúde para a reabilitação ambiental de edifícios da Hemorrede do Brasil.
Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA). Arquiteta e Urbanista pela UFPA (1998), com mestrado em Arquitetura e Urbanismo, na área de Conservação e Restauro pelo PPGAU/UFBA (2002), e doutorado em Ciências, área de Geologia e Geoquímica, pelo PPGG/UFPA (2007). Atua nos cursos de graduação das faculdades de Conservação e Restauro (FACORE) e de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri) e em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPA. Criou o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE) em 2006, cuja coordenação passou a dividir com Roseane Norat e Flávia Palácios a partir de 2010 e 2014, respectivamente. Participou da equipe que elaborou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Conservação e Restauro aprovado em outubro de 2018. É membro da diretoria da Associação Nacional de Tecnologia e Pesquisa em Ciências do Patrimônio, da qual foi presidente de 2015 a 2018 e vice-presidente de 2019 a 2020, e do ICOMOS Brasil. Recebeu o prêmio Além Fronteiras 2016, do Projeto SOS Azulejo, coordenado pelo Museu de Polícia Judiciária de Portugal, pelo livro "Azulejaria em Belém do Pará - Inventário, Arquitetura Civil e Religiosa - século XVIII ao XX", publicado juntamente com as professoras Dora Alcântara e Stella Brito.