O Museu do Ipiranga é sede expositiva do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e está sediada num edifício construído em 1890 e inaugurado como o primeiro museu do estado de São Paulo em 1895.
O museu, que completará 130 anos em 2025, foi fechado para reformas em 2013 e reaberto para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em setembro de 2022, após a realização de um audacioso projeto de restauro de seu edifício histórico, tombado nas três instâncias (municipal, estadual e federal), O projeto contemplou também a modernização de suas instalações, além da ampliação de sua área construída que, ao final, dobrou o seu tamanho.
A abertura do SBQP 2025 ocorrerá nas novas instalações do Museu do Ipiranga, que agora conta com um auditório de 200 lugares e uma ampla área de acolhimento que receberá o evento, que se iniciará com uma conferência sobre o projeto "Novo Museu do Ipiranga" apresentado pelos seus autores (H+F arquitetos) e se encerrará com visitas técnicas às instalações do edifício histórico e de sua área ampliada, assim como à área de seu entorno próximo - o Jardim Francês, também restaurado.
Acesse o site do museu: https://museudoipiranga.org.br/
A Escola Politécnica de São Paulo foi fundada em 1893 e foi incorporada à Universidade de São Paulo em 1934. Com mais de um século de história, a POLIUSP é referência nacional e internacional, formando gerações de engenheiros que se destacam não só em suas especialidades profissionais, mas também na administração de empresas, órgãos públicos e na vida política do país.
A POLIUSP conta com quinze departamentos, responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão e ocupa nove prédios na Cidade Universitária (Butantã - São Paulo). Na gradução, são ofertados dezessete cursos, agrupados em quatro grandes áreas da engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Na pós-graduação, são ofertados dez cursos de mestrado, nove de doutorado e um de mestrado profissionalizante.
Acesse o site da POLIUSP: https://www.poli.usp.br/